Quienes Naterra
A NATUREZA é reconhecida como um elemento essencial do processo de aprendizagem na maioria dos métodos educativos.
O projeto Naterra não se vincula a nenhum método, assim como o Forest School é muito mais rico do que só andar perto das árvores...
Misión
Em quase todos os métodos pedagógicos , uns mais alternativos, outros menos, é reconhecida a importância da Natureza no desenvolvimento da criança. Naterra não segue um único método porque isso seria o mesmo que seguir um só caminho e essa escolha deve ser nossa. No projeto Naterra integramos aquilo que encontramos de melhor em cada um desses métodos porque, à semelhança da vida que acontece à nossa volta, também aqui oferecemos diversos caminhos dando à criança a hipótese de fazer, ela própria, a sua escolha.
A Natureza é, sem dúvida, a mais bela das pontes neste caminho de aprendizagens.
O fluir do tempo, o amor, o respeito e a liberdade de expressão são a base para a aprendizagem acontecer tanto na relação com a Natureza, como na sua experiência individual de aprendizagem ao conhecer-se a si e ao outro.
É nisto que acreditamos!
Descripción
Pretendemos que o “Naterra” seja uma Comunidade de Aprendizagem baseada na pedagogia Forest School – “Escola da Floresta” -, num conceito bilingue com uma base de educação holística onde a valorização do brincar (como exploração livre), das nossas raízes e da nossa terra é uma constante: a terra enaltecida como espaço físico relacionando-a com o meio ambiente e, por outro lado, também vista como Comunidade Local (zona de Mafra e arredores em todo o seu esplendor cultural e artístico).
Esta linha de pensamento e esta forma de sentir e partilhar a Educação advém não só duma filosofia educativa que acreditamos fazer sentido nestas idades, como também de toda uma conjuntura atual de realidade pandémica em que vivemos, agora e num futuro próximo, aliada a estudos recentes feitos sobre o sedentarismo e obesidade infantil (Prof. Carlos Neto).
Pretendemos desenvolver ações educativas de qualidade no âmbito de diferentes áreas, com crianças de várias idades, e sobretudo ao ar livre, em função das necessidades da comunidade em geral pensando como é que a educação deverá preparar as crianças de hoje, os jovens e as suas famílias para o mundo em que irão viver no futuro.